NOSSOS PROJETOS
PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINOS E MENINAS DE E NAS RUAS (MARINGÁ)
PRJETO BRINCADEIRAS COM MENINOS E MENINAS DE E NAS RUAS (IVAIPORÃ)
CRIANÇA XETÁ (REGIÃO SUL)
TAMBORES ( PAIÇANDU)
PROJETO BRINCADEIRAS (CORUMBÁ)
CRIANÇAS HEMOFILICAS E TALASSÊMICAS (MARINGÁ E REGIÃO)
INDIGENAS CRIANÇAS
MEU CLOWN (MARINGÁ E REGIÃO)
Projeto Brincadeiras com meninos e meninas de/e nas ruas
O “Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas de e nas Ruas”, cujo objetivo principal é a formação lúdico-político-pedagógica por meio dos jogos e brincadeiras com crianças e adolescentes com direitos violados e/ou em situação de rua. Para os alunos participantes, o projeto se ocupa de sensibilizar e formar para a prática do trabalho com a cultura lúdico-político-pedagógica em prol do desenvolvimento e da educação social para crianças, meninos e meninas em situação de violação de direitos, de e nas ruas.
O Projeto Brincadeiras surgiu no ano de 1997 em Maringá-PR e entre 2011 e 2015 exerceu atividades na cidade de Sarandi-PR e hoje ocorre novamente em Maringá-PR no bairro Odwaldo Bueno. A metodologia do projeto parte da defesa dos direitos da criança e do adolescente e dosa fundamentos da Educação Social. Para tal, são utilizados jogos e brincadeiras como instrumentos para fomentar a participação e formação política e social dos envolvidos.
As brincadeiras realizadas em cada encontro com os participantes do projeto no bairro são programadas, entretanto flexíveis, visto que as crianças e adolescentes têm a liberdade de sair, entrar, propor novas regras, bem como sugerir novas brincadeiras para serem realizadas. Como parte também do nosso projeto, os educadores passam pelas ruas do bairro convidando as crianças e adolescentes para irem brincar, bem como conversando com as famílias podendo também conhecer um pouco mais da realidade do bairro. Ao final das intervenções todos os educadores têm como responsabilidade escrever um relatório a respeito de suas percepções e vivências das atividades lúdicas com as crianças e adolescentes. Tal relatório não segue um padrão, pois preza pela riqueza dos detalhes no olhar de cada educador, desde sentimentos até relatar de forma sistemática as atividades realizadas. Todavia, busca-se sempre deixar registrado nos relatórios os nomes e as idades das crianças e adolescentes, bem como grau de parentesco com outros participantes.
Para que os educadores possam ser parte das ações educativas no bairro, exige-se que os mesmos estejam em constante formação. Esta acontece semanalmente, sendo que na primeira parte se estuda o conteúdo lido durante a semana determinado no encontro anterior, como por exemplo, Paulo Freire (1997), Verônica Müller (2012, 2011), Violeta Nuñez (2002, 2004), Manoel Sarmento (2002, 2003), bem como artigos e livros a respeito do lúdico e brincadeiras, posteriormente lemos os relatórios e/ou comentamos sobre a experiência do sábado, buscando compreender os comportamentos de determinadas crianças. Por último realizamos o planejamento das atividades oferecidas no sábado.
Projeto Brincadeiras com meninas e meninos do Vale do Ivaí-PR
O projeto “Brincadeiras” é realizado desde março de 2014 com a atuação dos acadêmicos do curso de Educação Física da UEM do Campus Regional do Vale do Ivaí. Esta ação educativa, que insere-se no âmbito da Educação Social, tem como objetivo brincar de forma orientada com crianças e adolescentes com direitos violados, atuando com uma estratégia lúdico-politica-pedagógica.
Dentro do projeto a pratica desenvolvida é regida por princípios que norteiam a metodologia das ações educativas, sendo eles o respeito, compromisso, inclusão, participação e o diálogo, que são estudados profundamente pelos educadores em formação, estes princípios orientam as ações dos educadores e das crianças e adolescentes participantes e resultam em um apanhado de dados que geram inquietações motivadoras, que orientam os processos de desenvolvimento de trabalhos de conclusão de cursos, artigos em congressos e revistas científicas.
As atividades do projeto são compostas de encontros entre os educadores, onde são realizados estudos coletivos e sistematizados e planejamento das ações educativas, e um segundo momento quando os acadêmicos vão ao bairro Maneco na cidade de Ivaiporã desenvolver o projeto junto às crianças e adolescentes. Após a intervenção educativa acontece a produção dos relatórios confeccionados por cada participante do projeto registrando o que ocorreu naquela intervenção e produzindo material para fomentar as pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos. Os estudos no projeto têm sua base teórica desenvolvida a partir dos estudiosos da Educação Social, da Educação Popular, e da Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, que embasam as ações educativas, formativas e de pesquisa do projeto.


PROJETO ERASMUS
Proyecto de Convención de Asociación
Proyecto STREAT – ERASMUS+
(click e baixe)